quinta-feira, 28 de abril de 2011

Engenharia Naval

Engenheiro Naval é o profissional responsável pelo projeto de barcos, plataformas, submarinos, robôs e todo tipo de tecnologia destinada e exploração de mares, oceanos e rios.
A Engenharia Naval está para os mares assim como a Engenharia Mecânica está para a superfície.
Além de projetar as embarcações e plataformas em sí, também cabe ao engenheiro naval, projetar máquinas, motores e equipamentos mecânicos internos para estas estruturas, cuidar da questão do projeto de guindastes para portos, tecnologias de proteção contra naufrágios e todo tipo de aparato de segurança para tornar a exploração dos mares e Oceanos cada vez mais segura e confiável.
Os mares, oceanos e rios são as principais vias de comunicação do mundo, sendo responsáveis pelo transporte de 80% de todo o comercio mundial. Navegar, desde os tempos mais antigos, sempre foi um dos métodos mais baratos e eficazes para se transportar mercadorias pelo planeta.
A tecnologia de construção de barcos e por consequência a Engenharia Naval são conhecidas pela humanidade a mais de 4000 anos.

O Curso de Engenharia Naval

A base do curso de Engenharia Naval é muita matemática, muita física e muita computação. Assim como em todas as engenharias, no primeiro ano do curso de Engenharia Naval, o aluno vai estudar os fundamentos gerais da engenharia, além de uma forte base matemática ( cálculo ).
A partir do segundo ano, o aluno passa a estudar conteúdos mais relacionados ao projeto de navios e plataformas e a partir do terceiro ano, o curso de Engenharia Naval passa a ter um forte caráter prático, estudando disciplinas tais como hidrodinâmica, projeto de máquinas navais e projeto de estruturas.
Um dos momentos mais interessante do curso, que acontece aproximadamente no meio da graduação são os laboratórios práticos. Neles o aluno vai construir e testar pequenos modelos de navios, robôs e estruturas. É um curso recomendado para quem tem raciocínio lógico e espacial bem desenvolvidos.
Engenharia Naval: Projetando Navios e Plataformas para a Exploração das Águas

Grade Básica do Curso de Engenharia Naval

  • Cálculo
  • Física
  • Hidrodinâmica
  • Desenho Técnico
  • Tecnologia de Construção Naval
  • Mecânica dos Fluidos
  • Termodinâmica
  • Resistência dos Materiais
  • Química

Especializações da Carreira de Engenheiro Naval

  • Projeto e Construção Naval: Especialização na qual o Engenheiro Naval projeta e planeja a construção de todo tipo de navios, tais como barcos de pesca, iates, lanchas, cargueiros e petroleiros. É também o especialista que cuida da restauração e reparo dos navios.
  • Gerenciamento de Rotas Navais: Especialidade da Engenharia Naval, na qual o profissional cuida do projeto de rotas navais e também da infraestrutura, planejando sistemas e métodos de embarque e desembarque nos portos.
  • Pesquisa e Desenvolvimento Naval: Especialização onde o Engenheiro Naval vai atuar pesquisando e desenvolvendo novas tecnologias para poder adapta-las em novos modelos de barcos, plataformas, submarinos e robôes marinhos.
  • Construção de Estruturas Oceânicas: Especialidade da Engenharia Naval, na qual o engenheiro vai atuar no design e projeto de grandes estruturas industriais aquáticas tais como plataformas de petróleo.

Carreira em Engenharia Naval: Aspectos Positivos

Engenharia Naval, ainda é um mercado pequeno no Brasil, porém hoje em dia com a revitalização da indústria Naval Brasileira promovida pela expansão da Petrobrás e pelo crescimento da economia em sí, tem surgido excelentes oportunidades.
Com as descobertas recentes do petróleo do Pré-Sal e a necessidade de construção de dezenas de novas plataformas o mercado tende a se aquecer ainda mais.

Carreira em Engenharia Naval: Aspectos Desfavoráveis

O principal aspecto negativo da carreira em Engenharia Naval é o alto nível de competição, já que o mercado para este tipo de engenheiro ainda é pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário