
O enfermeiro, ( profissional da área de enfermagem ) é o principal auxiliar e aliado do médico dentro dos hospitais.
É o enfermeiro que vigia a saúde dos pacientes dando assistência física, cuidando da saúde psicológica e conversando com a família do paciente, quando necessário.
O profissional de enfermagem trabalha em conjunto com o profissional de medicina para que o tratamento dos pacientes seja o mais efetivo e mais humano possível.
O enfermeiro é sempre peça chave em todas as equipes de saúde. Como ele tem um contato direto com o paciente e o seu estado de saúde, ele faz a ponte entre os médicos, os administradores, os auxiliares de enfermagem, os psicólogos e os nutricionistas, trabalhando como integrador de equipes multi-disciplinares.
Cabe o profissional de enfermagem cuidar da higiene dos pacientes, administrar a medicação que foi indicada pelo médico ( injeções, comprimidos, etc… ), fazer curativos e também operar equipamentos em salas de UTI ( Unidade de tratamento intensivo ).
Caso o profissional formado no curso de enfermagem goste de um ambiente mais dinâmico e de um contato maior com as pessoas pode também atuar na área de saúde da família ( médicos e enfermeiros que vão até as casas ), pode atuar em programas governamentais de prevenção ( prevenção da AIDS, dengue, etc… ) e participar de diversas atividades de saúde dentro da comunidade. Seu trabalho não fica só restrito a hospitais e clínicas.
Entre as principais atividades que o profissional de enfermagem desenvolve temos:
- Dar pontos, aplicar injeções, fazer curativos, cuidar de fraturas, medir a pressão e fazer todo tipo de procedimento auxiliar para que o médico possa atuar.
- Acompanhar o estado de saúde dos pacientes, conhecendo e controlando a evolução do tratamento.
- Cuidar de pessoas também dentro de suas casas, quando o enfermeiro é contratado para este serviço.
- Ajudar profissionais de fisioterapia a preparar e realizar exercícios de reabilitação nos pacientes.
- Informar e conversar com a família sobre o estado de saúde dos pacientes, atuando também como apoiador psicológico.
- Operar e ler equipamentos médicos para coletar dados sobre a saúde dos pacientes.
Os Tipos de Curso de Enfermagem
Durante o Curso de Enfermagem o aluno vai adquirir grandes conhecimentos sobre saúde, primeiros socorros, procedimentos de emergência e tratamento de doenças. Confira abaixo os principais tipos de curso de enfermagem e o enfoque de cada um deles:
Curso de Enfermagem de Nível Superior ( Bacharelado )
Com duração média de 4 anos, em período integral, o curso de enfermagem bacharelado é a formação mais completa que um profissional da carreira de enfermagem pode ter. Durante o curso, o aluno passará por uma grande quantidade de conteúdos de ciências biológicas, química, microbiologia, laboratórios de anatomia e também aulas práticas de matérias tais como primeiros socorros.
O currículo do curso de enfermagem é bem variado e envolve também atender a pacientes reais na enfermaria no final da graduação. O estágio é sempre obrigatório ( é uma das principais partes do curso !! ) e em algumas faculdades ( principalmente Federais ) o aluno terá de fazer um trabalho de conclusão de curso ( TCC ) no úlitmo ano.
Curso de Enfermagem de Nível Técnico
Com duração de cerca de 2 anos, o curso de enfermagem de nível técnico é um curso profissionalizante feito para os alunos do 3° ano do Ensino Médio ou então para os alunos que já se formaram no ensino médio e que desejam entrar para a área de saúde. Durante o curso técnico de enfermagem o aluno irá aprender todos os procedimentos práticos para que ele possa trabalhar em um hospital ou clínica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário