sexta-feira, 15 de julho de 2011

Oceanografia

O Curso

A Oceanografia, enquadrada entre as Ciências Exatas e da Terra, estuda os oceanos sob todos os seus aspectos, tanto no tocante aos seus componentes bióticos e abióticos, como também no que diz respeito aos processos que atuam nestes ambientes. Fundamentada em quatro outras ciências muito amplas, Física, Química, Biologia e Geologia, e fazendo uso de outras ciências que a complementam, como a Meteorologia e Climatologia, a oceanografia é uma ciência multi, inter e transdisciplinar que integra várias áreas do conhecimento e analisa o meio marinho não de forma compartimentada, mas sim como um sistema complexo que está a cada momento interagindo em todos os seus aspectos, o que a permite ter uma visão holística do ambiente oceano. Está dividida em quatro grandes ramos ou áreas, quais sejam, Oceanografia Física, Oceanografia Química Oceanografia Biológica e Oceanografia Geológica.

Mercado de Trabalho

O amplo conteúdo curricular dos Cursos de Graduação de Oceanografia permite ao profissional Oceanógrafo atuar com competência e precisão em diversas áreas de análise ambiental. A existência de disciplinas básicas e profissionalizantes nas áreas de Física, Química, Geologia e Biologia atesta essa competência. Tal fato é reforçado pela carga horária prática que tais disciplinas têm nos cursos, geralmente uma hora de aula prática para cada hora de aula teórica. Além disso, na formação do Oceanógrafo, o freqüente contato direto com os ambientes naturais marinhos e costeiros o torna um profissional especialmente treinado para atividades de amostragem de parâmetros ambientais e biológicos e para resolução de problemas de ordem práticas.

Matérias

- História Geológica da Terra
- Diversidade Biológica Marinha
- Métodos Matemáticas para Oceanografia
- Fundamentos Químicos para Oceanografia
- Princípios Físicos para Oceanografia
- Bases Genéticas e Evolutivas da Vida
- Delineamento Amostral
- Fundamentos de Ecologia
- Instrumentação Oceanográfica
- Elaboração de Documentos Técnico-científicos
- Cartografia
- Oceanografia Física Descritiva
- Química Instrumental
- Sedimentologia
- Bioquímica Estrutural e Metabólica
- Fisiologia dos Animais Marinhos
- Bentologia
- Ictiologia
- Oceanografia Química
- Ecologia dos Ecossistemas
- Planctologia
- Nectologia
- Oceanografia Física
- Sensoriamento Remoto

Publicidade e Propaganda

A Publicidade e Propaganda é uma carreira diretamente relacionada a criatividade, sensibilidade e também a difusão de novos produtos, idéias e negócios.
O Publicitários ( profissionais de publicidade ) tem como principal função atuar imaginando, planejando, produzindo e executando peças publicitáriasou campanhas publicitárias.
Como peças publicitárias ou campanhas publicitárias, podemos entender todo o plano e esforço de divulgação de uma marca ou produto, passando por diversos níveis, desde o nível psicológico ( subliminar ) até o nível direto em relação ao publico.
De um modo geral, fazem parte da campanha publicitária de um produto:
  • Determinação de um publico alvo para a publicidade do produto
  • Elaboração de uma personalidade ou identidade para o produto baseado em seu público alvo
  • Definição de um nome para o produto ( quanto este não existir ) e design de uma logomarca ( identidade visual ) para o mesmo
  • Produção de peças ativas de publicidade tais como Outdoors, Jingles ( músicas publicitárias ), Flyers ( panfletos ), Propagandas de TV e Radio, Propagandas para Revistas e Jornais, Banners para Sites, etc…
Embora seja considerada uma profissão moderna, há fortes indícios que a publicidade exista desde a antiguidade clássica, como em placas encontradas na Babilônia ( Império ancestral do Oriente Médio, localizado aproximadamente onde hoje é o Iraque ) que continham inscrições informando a população sobre ofertas de alimentos, ofertas de jóias e venda de gado.
Consideradas uma das principais variáveis que movimentam a economia mundial, seja através da divulgação de novos produtos ou seja através da divulgação de novas idéias, a publicidade é uma das maiores indústrias do mundo, tanto em volume financeiro, quanto em volume de produção de conteúdo.

O Curso de Publicidade e Propaganda

Publicidade e propaganda é um curso onde prática e teoria estão juntas, durante toda a grade, desde o início. Desde o primeiro ano o aluno já vai se deparar com disciplinas do tipo computação gráfica, redação, fotografia e diagramação.
Embora o prinicipal enfoque do curso, seja lapidar e treinar o lado criativo do aluno, matérias mais técnicas tais como administração e economia também fazem parte da grade para uma formação mais completa.
Publicidade: Espalhando novas idéias, conceitos e produtos pelo mundo

Grade Básica do Curso de Publicidade e Propaganda

  • Lingua Portuguesa e Idiomas
  • Redação Publicitária
  • Economia
  • Antropologia
  • Sociologia
  • História da Arte
  • Computação Gráfica
  • Estatística
  • Fundamentos do Marketing
  • Direito Básico

Especializações para o Curso de Publicidade e Propaganda

O profissional graduado no curso de publicidade e propaganda, pode se especializar nas seguintes áreas:
  • Pesquisa de Mercado: O profissional de propaganda com esta especialização atua fazendo o elo de ligação entre as agências de publicidade e os clientes. Cabe a este profissional levantar junto aos clientes as principais necessidades, requisitos e espectativas e repassa-los do melhor modo possível para dentro do contexto da agência, planejando toda a base da campanha publicitária.
  • Criação Publicitária: Especialização mais buscada, também a mais concorrida. O profissional de criação, a partir das necessidades do cliente, é o responsável por toda a criação das campanhas publicitárias. Negocia junto as mídias a compra de espaço e modos de divulgação.
  • Publicidade de Mídia: Cabe a este profissional de publicidade pesquisar e escolher as melhores opções de mídia para a divulgação dos produtos. Especialistas nas diversas mídias e nos públicos das mesmas.
  • Produção Publicitária: Profissional responsável por coordenar e dirigir a produção das peças de publicidade ( jingles, propagandas, arte, flyers, etc.. )
  • Gerência Publicitária: Profissional que deve ter um forte perfil de liderança e que atua coordenando a ação dos demais, sendo o responsável por manter a unidade e também o foco das campanhas.

Publicidade e Propaganda: Aspectos Favoráveis

Hoje em dia a criação publicitária em sí é a área com os melhores salários e também a mais concorrida. Além da criação direta de campanhas de publicidade, o publicitário pode atuar também na produção de estratégias, na pesquisa e acompanhamento do mercado consumidor e também na pesquisa das tendências futuras ( quais produtos ou serviços os consumidores vão querer nos próximos meses ou anos ).
Em especial nas grandes cidades, há excelentes oportunidades em Agências de Publicidade, promoção de feiras e convenções ( que acontecem ás centenas, todos os anos ) e também na acessoria de imprensa de empresas. O mercado de publicidade online, em especial no Brasil onde não é muito desenvolvido, também oferece um excelente campo para atuação.

Publicidade e Propaganda: Aspectos Desfavoráveis

Os dois principais aspectos desfavoráveis da carreira de publicitários são a grande concorrência que existe nessa área e também as exigências dos clientes que muitas vezes não tem dinheiro e nem paciência para esperar resultados de médio e longo prazo.

Horticultura


Os profissionais egressos do Curso Tecnológico Superior em Horticultura são tecnólogos de nível superior com domínio técnico e competência para planejar, implantar e gerir a produção hortícola. Habilitados na tecnologia agrícola e atento às questões sociais e ambientais, podem assumir posição de destaque em pesquisas e empreendimentos inovadores.

Atuação do Profissional Tecnólogo em Horticultura

- Planejamento e gestão de cultivo de flores, frutos e hortaliças
- Pesquisa, aprimoramento e aplicação de tecnologias agrícolas
- Desenvolvimento de técnicas que ampliam a produtividade
- Supervisão do preparo do solo
- Planejamento e instalação de sistemas de irrigação e drenagem
- Manuseio de adubos e fertilizantes
- Combate às doenças e inimigos naturais
- Ensino, pesquisa e extensão.

Mercado de Trabalho

O Tecnólogo em Horticultura estará capacitado para atuar em:
Cooperativas, Assistência técnica; Atividades na área mercadológica da horticultura; Empresas de Insumos; Empresas de armazenamento e distribuição de produtos hortícolas; Instituições de pesquisa; Instituições de ensino; Propriedades e empresas rurais; Empresas de planejamento, consultoria e implantação de projeto.

Geofísica

Perfil Profissional

Utilizando medidas de grandezas físicas de naturezas diversas: campo gravitacional, campo magnético, campos e ondas eletromagnéticas, ondas sísmicas, fluxo de calor, etc., o geofísico se propõe, fundamentalmente, a conduzir estudos e pesquisas sobre o interior da Terra, cujos resultados têm grande importância sócio-econômica.  Dependendo do objeto, o estudo é feito em diversas escalas: global, continental e local.   As conclusões apoiadas com os estudos e técnicas geofísicas são extremamente importantes pois, a custos menores, permitem inferir e concluir à distância, sobre a natureza dos materiais, em particular o chamado material geológico, sem a necessidade da coleta direta, em muitas situações, é inexeqüível, por exemplo, no núcleo da Terra

Mercado de Trabalho

É muito interessante destacar que a formação do profissional geofísico tem uma forte característica multidisciplinar em temas da área das ciências exatas, principalmente em física, matemática, geologia, processamento de dados e química.
No Brasil, o salário do profissional é similar às das outras profissões técnicas.  Entretanto, se o estudante dominar, por exemplo, o idioma inglês, a sua chance de trabalho no mercado internacional passa a ser uma realidade.

Matérias

- Física Geral e Experimental
- Geologia Física
- Mineralogia e Petrologia
- Sedimentologia e Estratigrafia
- Geologia Estrutural e Geotectônica
- Matemática Básica II
- Álgebra Linear I
- Cálculo
- Processamento de Dados
- Cálculo Diferencial e Integral I
- Química
- Métodos em Geofísica Nuclear
- Introdução à Física da Terra Sólida
- Elementos de Geofísica
- Propriedades Físicas das Rochas
- Métodos Sísmicos
- Métodos Elétricos e Radiométricos
- Métodos Potenciais em Geofísica
- Métodos Eletromagnéticos
- Processamento de Dados em Geofísica
- Perfilagem Geofísica de Poços 
- Física do Meio Ambiente
- Geofísica de Petróleo 
- Geofísica de Água Subterrânea
- Geofísica de Exploração Mineral
- Geofísica Aplicada à Engenharia Geotécnica
- Trabalho de Graduação

Filosofia

A curiosidade e a busca de respostas fazem parte das características naturais do homem. Nessa busca de respostas às questões cruciais, a humanidade se volta para a religião, o esoterismo ou para algum ramo da ciência.
Quando a escolha é o campo científico, há várias opções que vão desde a antropologia à física. Uma delas é a mais antiga das ciências – e que representa a origem de todas elas –, a Filosofia.
A palavra, em sua origem grega, significa “que ama a sabedoria”. A Filosofia, portanto, foi o marco inicial do início do pensamento crítico humano e trouxe para a humanidade inúmeras vantagens, combatendo ideias ultrapassadas e trazendo para o cotidiano a reflexão, a análise, a investigação científica e a argumentação.

Perfil Profissional

A Filosofia tem importante papel em nossa sociedade. Reflete sobre o mundo, o homem e tudo que diz respeito a eles, ou seja, a sociedade, a ciência, a violência, a arte, a vida, a morte, as relações entre os homens e do homem consigo mesmo, a religião.

Mercado de Trabalho

Escolas de ensino médio, tanto públicas quanto privadas. A tendência é de crescimento do mercado, já que o MEC determinou que, a partir de 2008, a disciplina de Filosofia será obrigatória no ensino médio.
Image

Engenharia de Pesca

Perfil Profissional

A formação em engenharia de pesca é uma habilitação que integra a área das ciências agrárias e qualifica, em nível superior, profissionais para a intervenção técnico-científica em aqüicultura, pesca e tecnologia do pescado, bem como em atividades de pesquisa e extensão na área de biotecnologia e demais serviços voltados à aqüicultura e pesca, constituindo-se, desta maneira, em uma área do saber que intervém na realidade com base científica própria.
Desta maneira, o engenheiro de pesca deve ser um profissional capaz de entender com clareza a dinâmica da realidade em que atua, para que possa propor efetivamente atividades que transformem o quadro atual dos produtores, industriais e pesquisadores envolvidos com atividades de pesca da região.

Mercado de Trabalho


No Brasil, o grande pólo pesqueiro está no Nordeste, Norte e Sul. "Mas a mão-de-obra não se localiza somente no litoral, porque nosso país tem o maior potencial de água doce do mundo", explica o presidente da FAEP-BR (Federação das Associações de Engenheiros de Pesca do Brasil), Leonardo Teixeira de Sales.

As perspectivas do mercado são otimistas. "Não há um horizonte de queda porque o Brasil é muito jovem nessa atividade. Acredito que nos próximos 15 ou 20 anos continuaremos crescendo na produção pesqueira", afirma Teixeira. "A expectativa é de crescimento, ou seja, o Brasil apresenta um dos maiores potenciais para a aqüicultura continental e marinha do mundo, além da pesca. A Aqüicultura se apresenta como uma das atividades de produção de alimento que mais cresce no mundo atualmente. Vejo que os futuros profissionais devem exercer a profissão obedecendo aos conceitos do desenvolvimento sustentável, baseado na eficiência econômica, na equidade social e na prudência ecológica, permitindo produzir e explorar organismos aquáticos ao longo do tempo", destaca o profissional Rodrigo Campagnolo.
Image
Há opções de trabalho também no exterior, já que o engenheiro brasileiro é muito bem visto lá fora. Tanto que muitos engenheiros do Brasil já atuaram ou atuam na FAO (Food and Agriculture Organization), uma organização internacional que trabalha com estatísticas, ordenamento e administração de recursos alimentares. Porém, Bombardelli ressalta: "Todo profissional de terceiro mundo sofre uma certa discriminação independentemente da profissão". A maior dificuldade que os engenheiros de pesca encontram é a falta de reconhecimento da profissão, o que acaba dando espaço para biólogos, zoólogos e oceanólogos dentro da área. "Os primeiros profissionais que se formaram sentiram muita dificuldade em ter credibilidade, porque as pessoas não conheciam o trabalho. Mas é uma desvantagem que com o passar do tempo será superada", acredita o coordenador.

Matérias

- Matemática
- Introdução a Análise Química
- Química Biológica
- Botânica Aquática
- Zoologia Aquática
- Fundamentos de Sociologia Rural 
- Física
- Bioquímica
- Ecologia Geral
- Análise Química
- Introdução a Computação 
- Microbiologia
- Desenho Técnico Aplicado
- Métodos Estatísticos Aplicados à Pesca 
- Mecânica Aplicada à Pesca
- Controle e qualidade do pescado
- Topografia
- Limnologia Abiótica
- Malacologia 
- Meteorologia Física e Sinótica
- Geologia de Ambientes Aquáticos
- Ictiologia
- Fisioecologia de Animais Aquáticos

Engenharia de Comunicação

O Curso

ImageO curso tem o objetivo de oferecer uma formação reunindo uma base de engenharia elétrica,
 associada a conhecimentos de tecnologias da informação e de redes de comunicação multimídia - voz, dados e imagem, de modo a preparar profissionais com conhecimento de mercado, para atender a novas necessidades da sociedade da informação, no que se refere ao conteúdo, às aplicações e às tecnologias das redes de alta velocidade e redes multimídia como a Internet.
O profissional de Engenharia de Redes de Comunicação tem assim a formação necessária para desenvolver as tecnologias básicas, realizar projetos, desenvolver softwares, implantar, operar e gerenciar redes de telefonia, televisão e comunicações de dados, bem como produzir conteúdo e construir aplicações multimídia integrando assim todos os serviços de redes.

Perfil Profissional

O profissional de Engenharia de Redes de Comunicação exerce atividades de engenheiro projetista de redes, engenheiro integrador de sistemas de comunicação, engenheiro de desenvolvimento de sistemas distribuídos, engenheiro de instalação e operação de redes, gerente de redes, administrador de áreas e departamentos de teleinformática, planejador de arquiteturas corporativas de tecnologia da informação, assessor técnico, engenheiro técnico-comercial, consultor independente, empresário provedor de serviços de redes, administrador de ambientes de tecnologia da informação e de produção de conteúdo, gestor da segurança da informação, professor e pesquisador.

Comércio Exterior

Com o aumento da interdependência econômica e os intercâmbios em todos os planos, o local está no mundo e o mundo está no local. O mercado precisa de um ator que saiba trabalhar em ambos os cenários, o profissional de comércio e negócios internacionais.
O profissional diplomado terá, entre outros, subsídios para planejar e realizar operações de compra (importação) e venda (exportação) de bens e serviços na esfera internacional; prestar serviços em atividades de câmbio e aduaneiras; identificar mercados externos e planejar ações para o alcance destes; analisar a conjuntura econômica e política internacional; formular propostas contratuais, respeitando as normas e a legislação aplicável ao comércio internacional; analisar e efetuar parcerias estratégias com empresas internacionais.

Perfil Profissional

O gestor de comércio exterior atua nas rotinas operacionais das atividades de importação e exportação que envolvem os procedimentos de embarque e desembarque de mercadorias, fechamento de contratos de câmbio e agenciamento de cargas.
O Mercado de Trabalho
Image
O administrador habilitado em Comércio Exterior pode atuar em organizações que realizam operações de exportação e importação de produtos e ainda desenvolver atividades que envolvam Prestação de Serviços, Marketing Internacional, Transportes e Seguros. O profissional poderá atuar como despachante aduaneiro, Analista de Importação e Exportação, Trader, analista e operador de câmbio, nas áreas administrativo-gerenciais relacionadas ao comércio exterior. Com o avanço das negociações da Alca e com o fortalecimento do Mercosul - como estratégia de ampliar as vantagens com a Alca - o mercado de trabalho é crescente e busca profissionais qualificados. Também a crescente industrialização do Interior e a expansão do mercado externo das empresas localizadas nesta área farão com que aumente a procura por profissionais habilitados.

Atividades Principais

  • Preparar e iniciar o processo de importação/exportação;
  • avaliar capacidades importadoras/exportadoras;
  • analisar e interpretar publicações especializadas em comércio exterior;
  • pesquisar e definir plano de ação internacional;
  • diagnosticar vantagens e desvantagens da importação/exportação;
  • analisar o mercado a fim de definir as melhores possibilidades de importação/exportação;
  • identificar informações de clientes ou fornecedores do exterior;
  • analisar e definir meios de transporte mais favoráveis.

Ciências Políticas

Quando se fala em política, muitas pessoas pensam exclusivamente em corrupção e falta de ética. No entanto, é necessário lembrar que a política nasceu como uma forma de transformar a realidade e de garantir a igualdade de direitos entre os diferentes membros de uma sociedade. Nesse cenário, o cientista político é alguém que conhece profundamente a história dos processos políticos e tem habilidades para definir tendências e sugerir caminhos.

Perfil do Profissional

O estudo da Ciência Política envolve diversas disciplinas das ciências humanas, como História, Geografia, Filosofia e Antropologia. O interessado em ingressar na graduação também precisa ter afinidade com o tema e muita disposição para a leitura.


Mercado de Trabalho

Quem se identifica com esse nicho pode prestar assessoria política aos órgãos públicos e às empresas privadas. No caso de Brasília, o mercado é amplo, com espaço nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Porém, as ofertas não estão só na capital: prefeituras também contam com serviços de consultoria na área. O bacharel em Ciência Política pode trabalhar em partidos, institutos de pesquisa ou com marketing político. No setor privado, o profissional pode atuar em bancos e indústrias como analista e organizador de estratégias políticas.

Matérias

- Introdução a Ciência Política
- Sociologia Clássica
- Introdução ao Direito
- Teoria Política Clássica
- Teoria das Relações Internacionais
- História Política comparada da América Latina
- Antropologia
- Formação Econômica do Brasil
- Política Externa Brasileira
- Introdução à Economia
- Metodologia Científica
- Estado Moderno e Contemporâneo
- Direito Constitucional e Direitos Humanos
- Teoria da Democracia
- Políticas Públicas
- Valores Políticos
- Métodos Quantitativos em Ciência Política
- Metodologia da Pesquisa
- Pensamento Social e Político Brasileiro
- Sociologia Contemporânea
- Antropologia da Política

Arqueologia

No imaginário de nove entre dez pessoas, o retrato do arqueólogo é o aventureiro Indiana Jones, que, além de encontrar a "arca perdida", enfrenta dúzias de inimigos. Na prática, claro, a profissão é bem diferente. A Arqueologia trata do estudo das sociedades através da cultura material fabricada e produzida por elas, ou seja, podemos estudar não só as sociedades antigas, mas também as atuais.

Mercado

ImageEmbora a idéia que se faça da Arqueologia remeta a gigantescos monumentos como as pirâmides do Egito, o que se encontra no trabalho no Brasil, no entanto, são coisas bem diferentes: "pequenos fragmentos de panelas cerâmicas, instrumentos de pedra lascada - quase sempre confundido pelos não-arqueólogos com um simples seixo fragmentado - ou ruínas de uma velha casa abandonada", enumera Mello. É com isso que o arqueólogo tentará entender como viviam as sociedades que produziram esses objetos.
A área de atuação mais comum do profissional é a academia. O arqueólogo pode atuar tanto em universidades, desenvolvendo pesquisas e dando aulas, quanto em museus, fazendo curadoria do material exposto.
Salário inicial: a partir de R$ 2.000,00

O que vem por aí

Com o crescimento das obras civis e públicas no Brasil, a demanda por arqueólogos vem crescendo, afirma Mello. "Toda obra de engenharia - rodovias, hidrelétricas, linhas de transmissão, etc - é obrigada a fazer o estudo dos impactos causados no patrimônio arqueológico e esse tipo de trabalho é denominado de arqueologia de contrato", diz. O profissional trabalha desde a fase inicial do empreendimento (realizando os relatórios de impacto ambiental - RIMAs) até a localização e escavação dos sítios que serão afetados. "Há, atualmente, escassez de mão de obra. Isso pode ser notado pela criação de novos cursos de graduação em Arqueologia pelo País", afirma.

Diferencial

Para um estudante que deseja se destacar, a recomendação do professor de Goiás é que, durante o curso, consiga, com diferentes professores, o máximo de experiência possível, tanto em relação à análise dos diferentes tipos de material (cerâmico, lítico, ósseo, etc), quanto às diferentes técnicas e métodos de trabalho de campo.

O que você pode fazer

Pesquisa

Atuar em centros de pesquisa ou laboratórios instalados nas universidades ou em institutos de arqueologia, estudando materiais recolhidos em campo e elaborando relatórios arqueológicos.

Consultoria

Prestar assessoria e consultoria a empresas públicas e privadas para definir as características da ocupação em locais predeterminados e fazer relatórios arqueológicos e ambientais.

Exploração

Atuar em campo, determinando a necessidade de escavação e recolhendo materiais necessários para estudo e pesquisa.

Educacão

Promover atividades para preservação de recursos patrimoniais e de turismo cultural. Atuar em feiras de divulgação científica, museus e unidades de conservação.

Antropologia


O Curso

A Antropologia é a ciência que estuda o homem em sociedade, as culturas humanas, os comportamentos e costumes sociais; enfim, a principal característica da Antropologia é o interesse pela diversidade de modos de viver da humanidade. A antropologia poderá estudar as culturas humanas tanto no passado como no presente e em qualquer lugar. O principal instrumento de trabalho da antropologia é a pesquisa de campo que possui um vasto leque de investigação como grupos étnicos e religiosos, migrações, formação de grupos rurais e urbanos e suas formas de expressão e comunicação por meio da arte, de narrativas, do parentesco, de performances, da cultura material, dos tipos de moradias e a relação com o meio ambiente.

Princiapais Atividades

  • Utilizar o potencial de diálogo das ciências humanas com a Antropologia e outros campos do saber para exercitar a inter e a multidisciplinaridade, sem perda das especificidades do saber antropológico;
  • Conhecer a história do pensamento antropológico bem como seus cânones;
  • Ter pensamento crítico e autônomo para realizar escolhas entre as várias perspectivas teórico-metodológicas que compõem a disciplina;
  • Ter domínio técnico-científico-cultural para compreender o mundo do trabalho do qual o mercado é parte, com valores pautados em princípios ético-morais, fundados numa ética de solidariedade, compromisso com a inclusão social e respeito às diversidades culturais, étnicas, credos religiosos, ideologias políticas e orientações sexuais;
  • Entender a função social da atividade profissional para além das demandas imediatas do mercado sendo compromissados, com a instauração de uma cidadania plena e inclusiva para todos os segmentos sociais;
  • Ensinar Antropologia com satisfatório domínio dos graus de competências conferidos pelo diploma;
  • Produzir conhecimento e não apenas reproduzir o conhecimento acumulado, o que significa além de autonomia e crítica de pensamento reflexivo, ter competência em metodologias e técnicas de pesquisa;
  • Desenvolver pesquisas e produzir conhecimento além de participar de sua difusão não apenas em âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, em museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos em benefício dos grupos humanos estudados.

Mercado de Trabalho

Na atualidade, com o Estado brasileiro fortalecendo cada vez mais a democracia, tem aumentado a demanda por profissionais que sejam capazes de elaborar documentos sobre problemas étnicos ou relativos às terras indígenas ou quilombolas. Esta é uma interface da Antropologia com o Direito. Espera-se, também, que o antropólogos disponham de capacidade conceitual e técnica para a elaboração de relatórios sobre os impactos ambientais decorrentes da construção de grandes obras; laudos antropológicos sobre terras indígenas, territórios quilombolas, pareceres sobre bens patrimoniais materiais e imateriais, laudos periciais, laudos sobre meio ambiente e cultura.
O profissional egresso do curso poderá atuar nas seguintes áreas:
  • Ensino e pesquisa em diversos níveis educacionais;
  • Atuação nos quadros de órgãos públicos como o Ministério da Justiça (Funai e Ministério Público), da Saúde (Funasa), Ministério da Cultura (IPHAN e fundações culturais), Ministério da Educação e Meio Ambiente, Senado Federal, órgãos municipais entre outros;
  • Assessoria a Estudos de Impacto Ambiental e às Organizações não-governamentais (ONGs) nacionais e internacionais;
  • Integrar equipes de museus e acervos culturais públicos e privados.

Engenharia de Controle e Automação

Perfil Profissional


O Engenheiro de Controle e Automação é um profissional que deverá ter uma formação multidisciplinar nas áreas de eletrônica, mecânica, informática e processos, além de conhecimentos sólidos em áreas básicas como física e matemática. Dessa forma, objetiva-se a formação de um profissional apto a atender às crescentes e variáveis demandas impostas pelas mudanças tecnológicas, sociais e econômicas. 

Esta formação abrangente habilita o profissional a atuar em diversas áreas de trabalho onde as técnicas de automação se aplicam, incluindo as aplicações tradicionais nos sistemas industriais (controle e automação de processos contínuos, máquinas operatrizes computadorizadas, robóticas, etc) até aplicações em outras áreas, tais como automotiva, residencial, bancária, escritório, agrícola, sistemas elétricos, etc. O mercado de trabalho para este profissional é amplo podendo ser as empresas clientes das técnicas de controle e automação, integração de sistemas e as que vendem/desenvolvem equipamentos para automação. Além do que, devido ao perfil abrangente do profissional e a diversidade de aplicação da automação o profissional poderá tornar-se um empresário, desenvolvendo e gerenciando seu próprio negócio.

Mercado de Trabalho

Image
O profissional pode atuar nas indústrias de automação, de informática, têxteis, metalúrgicas, de cerâmicas, automobilísticas, mecânicas etc.

O mercado de trabalho é crescente, especialmente na indústria nacional, na qual a automação é uma necessidade quando se busca maior competitividade (redução de custos e melhoria da qualidade).
Atualmente, a maioria dos profissionais que atuam neste mercado não tem preparo suficiente para o exercício da função. Cumpre salientar que o curso de Engenharia Mecatrônica foi criado justamente como uma resposta às necessidades das indústrias, especialmente de grande porte.

Matérias

- Acionamentos Fluído-Mecânicos
- Atividades Complementares
- Atividades Práticas Supervisionadas
- Cálculo com Geometria Analítica
- Cálculo de Funções de Várias Variáveis e Operadores de Campo
- Ciência dos Materiais
- Ciências Sociais
- Cinemática de Mecânismos
- Cinemática dos Sólidos
- Circuitos Fluído-Mecânicos
- Complementos de Física
- Complementos de Química Aplicada
- Comunicação e Expressão
- Controle e Automação de Sistemas
- Desenho Técnico
- Desenvolvimento Sustentável
- Dinâmica dos Fluídos